Guiado por Ana Tippi
Identificação de plantas silvestres comestíveis
Colheita Consciente
Cozinha: Como preparar refeições altamente nutritivas e deliciosas introduzindo plantas silvestres
O ser humano foi nómada durante milhares de anos, viveu de colectar plantas e frutos silvestres muito tempo. O simples acto de colher o que nasce espontâneo ao nosso redor é um resgate profundo da memória mamífera, conectada, que habita a nossa biblioteca genética. A cura da desconexão que vivemos passa muito por voltar a simples formas de viver, simples actos tão antigos como o próprio ser humano. Como colher o que a Terra brota, alimentando e nutrindo a relação de simbiose e reciprocidade com Ela.
Neste encontro vamos aprender a identificar e colher de forma consciente plantas silvestres comestíveis. Uma pequena quantidade de uma planta espontânea silvestre tem muitíssimo mais nutrientes do que uma grande quantidade de plantas cultivadas.
Saber identificar e como consumir as plantas silvestres comestíveis é um conhecimento muito importante e valioso que promove a autonomia e consciência.
Na segunda parte do nosso encontro, já na cozinha, vamos ter a experiência de como introduzir as plantas numa alimentação simples, saudável e saborosa, que pode ser facilmente integrada no dia-a-dia.
Guiado por Ana Tippi
Preparação de remédios caseiros para prevenção e tratamento de afecções comuns
Propriedades Medicinais das Plantas
Diferentes usos dos remédios caseiros
As mudanças de estação são uma altura muito sensível para o nosso corpo, que tem de se adaptar a novas temperaturas e horários. Há várias formas de prevenir doenças e baixas do nosso organismo, fortalecendo o nosso sistema imunitário, apoiando o sistema digestivo e regulando o sistema nervoso.
Os remédios caseiros que vamos aprender são preparados herbais medicinais que apoiam na prevenção e tratamento de várias doenças comuns como gripes, resfriados, sinusites, febre, dores de cabeça, dores musculares, probelmas digestivos, entre outras.
A prática ancestral de fazer os nossos próprios preparados de plantas é um resgate da autonomia sobre a nossa saúde e bem-estar, cultivando uma relação e conexão com a Terra, tão essencial para a o equilíbrio do ser humano.